terça-feira, 8 de dezembro de 2009

30 Anos do Lira Paulistana e a música moderna brasileira













Um velho porão no bairro Pinheiros em São Paulo foi palco de um movimento que se denominou "Vanguarda Paulista" e que lançou nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Vânia Bastos, Língua de Trapo, Premeditando o Breque , Ná Ozeti entre tantos outros .

Música, literatura, jornalismo, teatro, cinema encontravam no Lira Paulistana o espaço para promover a efervescência cultural paulista, sem dúvida um dos espaços mais importantes da cultura moderna brasileira.
O SESC Consolação em SP está resgatando parte importante desse período no especial "Lira dos 30 anos" com a exibição do making of do documentário "Lira Paulistana " de Riba de Castro e com shows realizados no Teatro do Sesc Anchieta com alguns nomes daquela época e nomes novos abrindo os shows desses.

Muito se fala no novo na música brasileira, eu acredito que o novo ainda é o que foi feito no Teatro Lira Paulistana e ainda não foi descoberto por grande parte da nova geração, Itamar Assumpção , por exemplo é uma pérola da música brasileira que possui uma obra pequena mas revolucionária no ponto de vista estético , considerado marginal, maldito,rótulo que sempre rejeitou , pois tinha consciência que o que ele fazia era música brasileira moderna.
Que a comemoração dos 30 anos do Lira Paulistana possa mostrar um pouco da música moderna brasileira pra geração que está ai hoje, mesmo sem Itamar que já nos deixou.
Que outras Liras possam soar por ai.




Um comentário:

  1. Pequena parte do documentário (Ribamar de Castro):
    http://www.youtube.com/watch?v=bwBvN0Qu60U

    (estou indo em quase todos!)

    ResponderExcluir