domingo, 4 de abril de 2010

Mônica Albuquerque e Katya Teixeira em Pedro Osório com a surpresa de Levi Ramiro











Ontem 03/04 conforme anunciado aqui no blog , aconteceu a cantoria com Katya Teixeira e Mônica Albuquerque em Pedro Osório , comemorativo aos 51 anos da cidade que cumpre um papel fundamental na cultura de nosso estado através do trabalho do amigo Santana , trazendo os grandes expoentes da cultura popular brasileira e violonistas eruditos para apresentações históricas nessa cidade.






Já estou acostumado no "Planeta Pedro Osório" acontecimentos inusitados, como quando o cantador mineiro Dércio Marques esteve por lá e no caminho ligou para o maestro rabequeiro Zé Gomes para ir tocar por lá, a lenda viva Dercio Marques levando outra lenda pra apresentar-se como uma surpresa e um presente ao cativo público de Pedro Osório; Ontem aconteceu uma dessas sincroincidências , o violeiro e artesão de violas, como ele gosta de ser chamado Levi Ramiro estava em Porto Alegre apresentando-se em um circuito de violas , Katya Teixeira soube do fato e ao desembarcar na capital foi assistir a apresentação do amigo e fez o convite para o mesmo rumar para a mítica Pedro Osório, e ele veio!!Foi uma grande surpresa pra mim pois eu sou admirador de Levi de longa data , luthier , violeiro, contador de causos que está lançando um cd lindo chamado "Trilha dos Coroados" uma ode aos índios Kaigangs que foram dizimados em nome do progresso e desenvolvimento de nós "fog" como eles chamavam os "homens brancos".

A cantoria à luz de velas de castiçais foi memorável , Katya Teixeira com sua presença forte , rabeca em punho entrou pelo meio da platéia dando início aos cantares entoando um aboio, canto de vaqueiros, com o violão entoou cantigas lindas do cancioneiro popular pouco conhecidas do grande público mas que arrepiaram a espinha de quem presenciou a voz forte e apresença doce da bela Katxerê, mulher estrela.

Mônica , com uma voz linda , soprano , um violão firme destilou cantigas de vários recantos brasileiros até desembocar em "Arrumação" do grande Elomar, figura cativa em Pedro Osório onde ela chama Katya e Levi pra fazer o "ajutório".

Mônica é sem dúvida uma das mais belas vozes femininas do país, não gravou seu disco de estréia ainda, só um demo que circula entre os amigos, é possível vê-la numa participação no programa "Mosaicos " da Tv Cultura homenageando Elomar, nos Youtubes da vida encontram-se alguns fragmentos deste.

Voltei na madrugada meditando no Brasil encoberto que resiste a toda tecnologia de marketing que funciona pra nos fazer perder o rastro das trilhas molhadas de sereno, onde passaram índios, de um Brasil interior e tudo que brota da delicadeza de uma viola mas que estão mais do que vivas em momentos como esses e dentro de todos que estão vivos o suficiente pra sentir.
















3 comentários:

  1. Acabo de desembarcar de Pedro Osório. Ainda embriagada de lirismo...

    ResponderExcluir
  2. meu querio amigo! eu é que fui privilegiada pela eucação esmerada e uma platéia como poucas iguais no Brasil!!! Santana está e parabéns mais uma vez pelo seu despojamento e coragem e investir em pessoas "anônimas" e que acreitam na arte pura e sem rótulos televisivos!! Obrigada Caio pelo carinho e seu comentário!!Jamais esquecerei esta cidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Não estou conseguindo acessar o blog da Monica, gostaria muito de saber mais sobre sua obra.
    Se alguem puder me passar mais links sobre ela ficarei muito grato.
    Meu e-mail: danibas7@hotmail.com

    ResponderExcluir