segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Mágico de W. Somerset Maughan



Não sou um GRANDE conhecedor de literatura, não li nem a metade dos clássicos que eu gostaria de ter lido, nem me aventuro a fazer crítica literária mas sempre to mexendo em livros e quando um livro me arrebata como nesse final de semana eu faço questão de dividir com quem acompanha o blog.

Estou falando de "O Mágico" do escritor inglês W.Somerset Maughan , considerado o mais cosmopolita dos escritores ingleses(apesar de ter nascido em Paris), comprei ele em um sebo a muitos meses atrás e encostei na estante , sem pretensão de ler, lembro que o que me chamou a atenção foi que a história era baseada no "bruxo" Aleister Crowley quando Maughan enjoado das paparicagens dos círculos sociais de Londres rumou pra Paris e lá conviveu com esse misterioso personagem , estudante do ocultismo que influenciou uma geração de artistas como Jimmy Page do Led Zeppelin, Raul Seixas e Paulo Coelho aqui no Brasil e muita gente que se aventurou a estudar ou conhecer as ciências ocultas.
O livro não é uma biografia de Crowley mas o autor usa de seu convívio com Crowley pra compor o personagem Oliver Haddo, misterioso senhor que se faz passar por mágico e detém poderes estranhos que intrigam um grupo de franceses que convivem com ele.
Incrível como o autor mergulha profundamente nas ciências ocultas para compor esse livro,com descrições precisas de textos e estudos sobre o tema que não era recorrente da literatura de Maughan , o livro prende a atenção da primeira linha até o final , uma história de perversão diabólica que ao terminar o livro o leitor fica com a sensação de ter participado realmente da trama.

Após relaxar os sentidos dessa história forte porém empolgante ,fui atrás de mais livros do autor achei hoje "Um gosto e seis vinténs", espero que a viagem seja tão empolgante quanto "O Mágico" de qualquer forma W .Somerset Maughan já está entre meus escritores prediletos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário