sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sim, a Juventude precisa ouvir Taiguara














Hoje uma jovem amiga me perguntou:

-Caio tu conheces Taiguara?

Na mesma hora me transportei pra uma época muito feliz e fértil da minha vida , quando aos sábados ia visitar os sebos de vinis da cidade em busca de alguma novidade que encantassem meus 18 e poucos anos , a música sempre foi mote pra todas felicidades...

Lembro que numa dessas tardes imersos em vinis em um sebo antigo aqui de satolep avistei um casal muito idoso, mas bastante alegres e vivos , eles mergulhados nas estantes de vinis procurando algo, achei aquilo lindo e interessante, me aproximei e um insight maravilhoso aconteceu, naquele momento o sr. tira da estante e levanta a altura de meus olhos, um vinil do Taiguara e pronuncia a frase que ecoou por muitos anos na minha cabeça: "A juventude precisa ouvir Taiguara" , ao ver a capa do disco, um cabeludo de camisa aberta , de pés no chão com sua provável companheira não menos cabeluda , e uma criança em meio a uma paisagem insólita e bucólica que parecia uma porteira abandonada de uma fazenda , e ao ver aquele senhor nos idos dos seus 70 anos se interesar daquela forma por aquela cena tão hippie aos meus olhos , foi um choque cultural muito interessante, isso ecoou muito tempo em minha cabeça.
Claro que aquela época anos 80/90 por ai os discos não estavam tão a disposição como hoje com a internet, bem como a informação a respeito dos artistas , eu sai a perguntar aos amigos que conheciam música e procurar estar atento a tudo que lia pra saber do tal cabeludo que causara aquela manifestação no mínimo interessante do idoso senhor, eu era um jovem cabeludo e ignorante frente a santa sabedoria desse senhor naquele momento.
Uma noite , após muitos anos na casa do amigo Gil Fernandes, hoje radialista da Rádio Com 104,5 Fm, revirando sua discoteca em busca de algo que embalasse e encantassem meus 20 e poucos anos dei de cara com o tal disco , e ainda muitos outros discos do enigmático Taiguara, capas lindas , cheias de poesia, que remetiam a uma juventude de sonhos e descobertas nos idos dos anos 70, na hora a minha felicidade foi imensa e levei todos discos do Taiguara que pude colocar em uma sacola , passei semanas estudando a obra , os poemas, a música, o tempo desse artista que celebrava e cantava o amor com uma ternura incomparável que eu não conhecia em nenhum outro compositor, Taiguara unia a rebeldia dos anos 70, com posições ferrenhas contra a ditadura (Taiguara foi amigo intimo de Luis Carlos Prestes) a uma ternura sem par, uma forma de cantar o amor como eu jamais imaginara e tudo isso com uma postura muito jovem bem ao estilo rockn rool, juro que após ouvir Taiguara fiquei louco pra me apaixonar e curtir tudo aquilo que Taiguara cantava....
Nesses tempos de solidão humana cibernética , de individualismos acima da coletividade e outras atrocidades humanas hoje a única coisa que consegui dizer a essa amiga foi : "Sim, a juventude precisa ouvir Taiguara"






Nenhum comentário:

Postar um comentário